terça-feira, 17 de agosto de 2010

DEUS, O DIABO E OUTRAS PESSOAS. REFLEXÕES SOBRE O CRISTIANISMO NA FLORESTA E NA CIDADE

God, the Devil and other people.
Exploring Christianity in the forest and the city.



Local: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, UFRJ. Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro
[Tel: (55) 21-25689642 Fax: (55) 21-22546695]

Data: 25, 26 e 27 de agosto de 2010, das 9:00 às 17:00hs

25th, 26th and 27th of August 2010, from 9:00 am to 5:00 pm.

Organização/Organization: Aparecida Vilaça (PPGAS/MN)

Financiamento/Funding: FINEP e FAPERJ

Tradução simultânea/Simultaneous translation: Natalia Taddei


Objetivos gerais

O seminário reúne estudiosos do cristianismo provenientes de diversas sub-disciplinas antropológicas: melanesianistas, americanistas e antropólogos urbanos. Tomando o cristianismo em seus aspectos distintivos, no sentido de uma “cultura cristã”, o nosso objetivo é compreender a sua relação com culturas particulares, nas esferas da cosmologia, do ritual, da política e da experiência do ‘eu’ nos distintos contextos relacionais. Visamos com isso estabelecer diferentes planos de diálogo em torno das questões e problemas debatidos no seio da Antropologia do Cristianismo.

General aims

This seminar unites scholars of Christianity from a variety of anthropological sub-disciplines: Melanesianists, Americanists and urban anthropologists. Taking Christianity in the sense of a ‘Christian culture’ in its diverse aspects, our aim is to comprehend its relationship to particular cultures in the spheres of cosmology, ritual, politics and the experience of the self in distinct relational contexts. Our intention is to establish different levels of dialogue on questions and problems debated within the Anthropology of Christianity.

PROGRAMA/PROGRAM

QUARTA-FEIRA/WEDNESDAY - (25/08)

Manhã/Morning

O crescimento evangélico/The Evangelical growth

9:00 – 9:30hs – Abertura/Opening: Aparecida Vilaça (PPGAS/MN)

9:30 – 10:00hs – Revisitando a literatura brasileira sobre o crescimento pentecostal/ Revisiting the Brazilian literature on Pentecostal growth
Cecília Mariz (UERJ) e Maria das Dores Machado (UFRJ)

10:00 – 10:30hs – Debate/Discussion

10:30 – 11:00hs - Salvacionismo evangélico em comparação/ Comparing Evangelical Salvationism
Ronaldo de Almeida (Unicamp/Cebrap)

11:00 – 11:30hs – Debate/Discussion

11:30 – 12:00hs - História ou continuidade? O significado da autenticidade na Congregacão Cristã no Brasil/History or continuity? The meaning of authenticity in the Congregacão Cristã no Brasil.
George St. Clair (London School of Economics)

12:00 – 12:30hs – Debate/Discussion

12:30hs – 14:00 – Almoço/Lunch

Tarde/Afternoon

Traduções/translations

14:00 – 14:30 – A produção das diferenças nas etnografias salesianas/ The production of differences in Salesian ethnographies
Paula Montero (USP)

14:30 – 15:00 - Debate/Discussion

15:00 – 15: 30 - Conversão como “desfazimento”: perspectivas ameríndias e missionárias sobre as expedições de contato no nordeste amazônico/ Conversion as undoing: Amerindian and missionary perspectives on contact expeditions in northeastern Amazonia.
Vanessa Grotti – (University of Oxford - UK)

15:30 – 16:00 - Debate/Discussion

16:00 - 16:30 - Café/Coffee

16:30 – 17:00 – Discussão geral/General discussion


QUINTA-FEIRA/THURSDAY - (26/08)

Manhã/Morning

Subjetividade e moralidade/Subjectivity and Morality

9:00 – 9:30hs – Abertura/Opening – Cristianismo em perspectiva: a noção de pessoa e a conversão protestante na Amazônia e na Melanésia/ Christianity in perspective: On Selfhood and Protestant Conversion in Amazonia and Melanesia.
Joel Robbins (University of California, San Diego)

9:30 – 10:00hs – A socialização pela linguagem cristã e o (re)modelamento do “eu” entre os Bosavi/ Christian language socialization and self (re)fashioning among Bosavi people
Bambi B. Schieffelin (New York University)

10:00 – 10:30hs – Debate/Discussion

10:30 – 11:00hs - “Ter coração”: a pessoa cristã entre os Wari’ (Rondônia, Brasil)/ ‘Having a heart’: the Christian person among the Wari’ (Rondônia, Brazil)
Aparecida Vilaça (PPGAS/MN)

11:00 – 11:30hs – Debate/Discussion

11:30 – 12:00hs - Pessoa, relações e conversão protestante entre os Urapmin/ Selves, Relations, and Protestant Conversion among the Urapmin
Joel Robbins (University of California, San Diego)

12:00 – 12:30hs – Debate/Discussion

12:30hs – 14:00 –Almoço/Lunch

Tarde/Afternoon

14:00 – 14:30 – Santidade e sinceridade na formação da pessoa cristã/ Saintliness and sincerity in the constitution of the Christian person
Clara Mafra (UERJ)

14:30 – 15:00 - Debate/Discussion

15:00 – 15: 30 - Subjetivismo e naturalismo: revisitando as cosmologias cristã e ocidental a partir da perspectiva das classes trabalhadoras brasileiras/ Subjectivism and naturalism: revisiting Christian and Western cosmology from the perspective of Brazilian urban working classes.
Luiz Fernando Dias Duarte (PPGAS/MN)

15:30 – 16:00 - Debate/Discussion

16:00 - 16:30 – Café/Coffee

16:30 – 17:00 – Discussão geral/General discussion

SEXTA-FEIRA/FRIDAY - (27/08)

Manhã/Morning

Igrejas nativas, cosmopolítica e biopolítica/Indigenous churches, cosmopolitics and biopolitics

9:00 – 9:30hs – Igrejas nativas: a Assembléia de Deus e a Igreja Adventista do Sétimo dia palikur/ Native churches: The Assembly of God and Seventh-day Adventist Churches among the Palikur
Artionka Capiberibe (Unifesp)

9:30 – 10:00hs – Debate/Discussion

10:00 – 10:30hs – Crentes ou católicos, uma reflexão sobre ‘cristianismo’ e ‘cultura’ paumari/ Evangelicals or Catholics, some reflections on Paumari ‘Christianity’ and ‘culture’
Oiara Bonilla (PPGAS/MN-Faperj)

10:30 – 11:00hs - Debate/Discussion

11:00 – 11:30hs – Evangélicos, mídia e biopolítica: o caso do pastor Marcos/ Evangelicals, the media and biopolitics: the Pastor Marcos case
Patricia Birman (UERJ) e Carly Machado

11:30 – 12:00hs Debate/Discussion

12:00 – 14:00 - Almoço/Lunch

Tarde/Afternoon

Materialidades/Materialities

14:00 – 14:30 - A face e a outra face da moeda cristã/ The two faces of Christianity
Diana Lima (IUPERJ)

14:30 - 15:00 - Debate/Discussion

15:00 - 15: 30 - A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos/ The sacred image in the era of technical reproducibility: on santinhos
Renata Menezes (PPGAS-MN)

15:30 - 16:00 – Debate/Discussion

16:00 – 16:30 – Café/Coffee

16:30 – 17:00 - Encerramento/Final discussion: Joel Robbins, Bambi Schieffelin, Aparecida Vilaça


RESUMOS/ABSTRACTS

By alphabetical order

1) “Ter coração”: a pessoa cristã entre os Wari’ (Rondônia, Brasil)

Aparecida Vilaça (PPGAS-MN)

A noção de um eu interno e auto-contido, associada ao cristianismo, adequa-se com dificuldade à noção wari’ de pessoa, que se caracteriza pela instabilidade relacionada ao seu caráter dual (humano/animal). Trata-se de um eu determinado pelo contexto relacional, onde a perspectiva do outro sobre si é determinante para a auto-imagem. O conceito de coração tem se revelado um importante instrumento para o diálogo dos Wari’ com essa nova concepção de pessoa, ao sofrer um deslocamento semântico gradativo, deixando de designar apenas “vitalidade” e “entendimento”, características da pessoa perceptíveis desde fora, para se referir a um conhecimento interno e secreto, impermeável aos demais, mas transparente a Deus.


‘Having a heart’: the Christian person among the Wari’ (Rondônia, Brazil)

The notion of an inner, self-contained self, associated with Christianity, is apparently incompatible with the Wari’ notion of the person, characterized by the instability related to its intrinsic duality (human/animal). This is a self determined by altering relational contexts in which the other’s point of view of oneself is a determining factor one’s own self-image. The concept of ‘heart’ has proven to be an important element in the Wari’ dialogue with this new conception of the person, having undergone a gradual semantic shift from designating ‘vitality’ and ‘understanding,’ personal qualities that are perceptible from the outside, to referring to an inner and secret knowledge, impermeable to others but transparent to God.


2) Igrejas nativas: a Assembléia de Deus e a Igreja Adventista do Sétimo dia palikur

Artionka Capiberibe - Unifesp

Esta comunicação tem como tema principal duas religiões cristãs implantadas, há mais de trinta anos, entre os Ameríndios Palikur: a Igreja Evangélica Assembléia de Deus e a Igreja Adventista do Sétimo dia. A abordagem feita aqui tem como base os rituais das Igrejas e as falas dos fiéis palikur sobre a presença destas em suas vidas. A linguagem privilegiada será aquela que incide sobre o corpo, a saber: os efeitos das leituras da Bíblia, da performance dos hinos religiosos e a ação da religião naquilo que os Palikur entendem como bem estar (principalmente saúde e prosperidade) da pessoa. Uma das hipóteses do presente trabalho é a de que tais Igrejas existem porque mantêm uma relação (ou anti-relação) com as práticas xamânicas palikur. O intuito desta apresentação é, por meio do estudo comparado, permitir uma reflexão a respeito da adesão dos Palikur a estas Igrejas específicas e, simultaneamente, contribuir para o entendimento da conversão religiosa indígena em termos mais gerais.

Native churches: The Assembly of God and Seventh-day Adventist Churches among the Palikur

This paper takes as its main theme two Christian Churches first introduced among the Palikur Amerindians over thirty years ago: the Assembly of God Evangelical Church and the Seventh-day Adventist Church. My starting points are the Church rituals and how Palikur believers describe their effects on their lives. In particular, the paper will analyze body-related language: that is, the effects of Bible readings, hymn singing and religion’s effect on what the Palikur understand as the person’s well-being, mainly their health and prosperity. One of my working hypotheses is that these Churches have taken hold among the Palikur because of their relation (or anti-relation) with indigenous shamanic practices. By including a comparative dimension, the paper looks to explore Palikur adhesion to these particular Churches and, simultaneously, to contribute to our understanding of indigenous religious conversion in general.


3) A socialização pela linguagem cristã e o (re)modelamento do “eu” entre os Bosavi

Bambi B. Schieffelin (New York University)

Igualmente parte do projeto comparativo que explora os processos e resultados do contato entre noções de pessoa protestantes e indígenas, esta comunicação focaliza o papel das ideologias de linguagem e dos contextos de fala (incluindo a tradução) indígena e protestante nos esforços proselitistas. Abordo inicialmente as práticas de socialização pela linguagem usadas para nutrir valores locais, incluindo os valores relacionados às noções de “eu”, tais como a privacidade das intenções e estados emocionais e cognitivos não-expressos. Segue-se uma análise das atividades de socialização na linguagem cristã, que enfatizam práticas e atitudes incompatíveis com as preferências verbais indígenas, incluindo a comparação e a avaliação, e gêneros verbais, como a confissão pública. Exploro como essas diferenças sobre como as pessoas no tempo e no espaço são imaginadas, dentre outras, estão entre os obstáculos à conversão.


Christian language socialization and self (re)fashioning among Bosavi
people

Also part of a comparative project exploring the processes and outcomes of contact between indigenous and Protestant notions of personhood, this paper highlights the role of indigenous and Protestant language ideologies and speech activities (including translation) in proselytizing efforts. I first outline precontact Bosavi language socialization practices used to nurture local values, which includes those values linked to notions of the self such as the privacy of unexpressed intentions, cognitive and emotional states. This is followed by an analysis of Christian language socialization activities, which emphasize practices and attitudes incompatible with indigenous verbal preferences, including comparison and evaluation, and verbal genres, such as public confession. I explore how these, among other differences in how persons in time and place are imagined, are among the obstacles to belief.


4) Revisitando a literatura brasileira sobre o crescimento pentecostal
Cecília Mariz (UERJ) e Maria das Dores Machado (UFRJ)

A partir de uma análise breve de trabalhos de sociólogos e antropólogos do Brasil e suas distintas interpretações sobre os significados e consequências do crescimento pentecostal nesse país, a presente comunicação pretende refletir sobre possíveis contribuições e questões que a recente produção da chamada Antropología do Cristianismo pode trazer para esse debate. Essa análise poderá, por outro lado, identificar possíveis contribuições desse debate para a produção antropológica sobre o cristianismo.


Revisiting the Brazilian literature on Pentecostal growth

Setting out from a brief analysis of Brazilian sociological and anthropological works on Pentecostalism and their varying interpretations of the meanings and implications of its growth in the country, the present paper examines the contributions and questions brought to this debate by recent works produced under the rubric of the Anthropology of Christianity. At the same time, this analysis looks to identify the potential contributions of this debate to wider anthropological understandings of Christianity.


5) Santidade e sinceridade na formação da pessoa cristã
Clara Mafra (UERJ)

Levando em consideração a composição do pentecostalismo – uma mistura, por um lado da tradição protestante que permite a constituição da “pessoa sincera” e, por outro lado, de aspectos encantados da pessoa – o que acontece quando esta mensagem é disseminada em um contexto com uma longa tradição católica por ‘tradutores’ socializados em uma cultura católica, em outras palavras, por pessoas com uma interpretação particular da tradição protestante? Nesta comunicação eu exploro esta questão e procuro compreender como um enquadramento católico impacta os arranjos de acomodação das ideologias semióticas da ‘santidade’ e da ‘sinceridade’ no interior da religiosidade Pentecostal, resultando em uma singular manifestação do projeto coletivo e da pessoa cristã regional.


Saintliness and sincerity in the constitution of the Christian person

Taking into account the composition of Pentecostalism – a mixture of, on one hand, a Protestant tradition that allows the constitution of the ‘sincere person,’ and, on the other, the enchanted aspects of personhood – what happens when this message is disseminated in a context with a long Catholic tradition by ‘translators’ socialized in the Catholic culture; in other words, by people with a particular interpretation of the Protestant tradition? In this paper, the author explores this question and shows how the Catholic framing impacts on the ways in which the semiotic ideologies of ‘sincerity’ and ‘saintliness’ are absorbed into Pentecostal religiosity, resulting in singular manifestations of the collective project and of the regional Christian Person.


6) A face e a outra face da moeda cristã
Diana Lima (IUPERJ)

A forma com que a Igreja Universal do Reino de Deus articula espírito e matéria, na doutrina e no ritual, suscita desconfiança por parte de diferentes atores sociais brasileiros e, periodicamente, motiva um noticiário denunciatório espetacular. Um mesmo tema – a mistura inaceitável, imoral, entre a pureza da fé e a impureza de um dinheiro supostamente usurpado de ninguém menos do que os mais pobres – é recorrente na mídia impressa brasileira. Nesta comunicação, são tomadas como objeto empírico matérias publicadas n’O Globo e na revista Veja nos últimos cinco anos. O objetivo é examinar os princípios e os valores de referência, religiosos e laicos, em que se apoiam essas peças jornalísticas, entendendo-as em sua qualidade de, a um só tempo, manifestações e fomentos da indignação geral.


The two faces of Christianity

The form in which the Universal Church of the Kingdom of God combines spirit and matter in its doctrine and rituals is viewed with suspicion by many different Brazilian social actors and regularly provokes sensationalist news items denouncing the Church’s activities. A single, recurrent theme pervades the Brazilian press: the unacceptable and immoral mixture of the purity of faith with the impurity of the money supposedly conned from the poorest sectors of the country’s population. This paper is based on a study of reports published in O Globo newspaper and Veja magazine over the last five years. I look to examine the religious and secular principles and values informing these journalist reports, taking them as both manifestations and incitements of public outrage.

7) "História ou continuidade? O significado da autenticidade na Congregacão Cristã no Brasil"
George St. Clair (London School of Economics)

O ato de ‘fazer história’ tem sido considerado dentro da antropologia como um dos aspectos intrínsecos de diferentes grupos sociais para criar um senso de identidade compartilhada e de autenticidade. Na Congregacão Cristã no Brasil, no entanto, a negacão da história é fundamental para atualizar a unidade espiritual e o senso de autenticidade.

"History or continuity? The meaning of authenticity in the Congregacão Cristã no Brasil"
The act of ‘making history’ has been considered in anthropology as intrinsic to how contemporary social groups create a shared sense of identity and claim authenticity. In the Congregacão Cristã no Brasil however, the deliberate avoidance of history is central to the group’s sense of spiritual unity and authenticity.


8) Cristianismo em perspectiva: a noção de pessoa e a conversão protestante na Amazônia e na Melanésia.
Joel Robbins (University of California, San Diego)

O crescimento dos trabalhos etnográficos sobre o cristianismo em várias partes do mundo abriu novas possibilidades comparativas. Sociedades antes dificilmente aproximáveis tornaram-se passíveis de comparação a partir dos modos como incorporaram e modificaram os diversos tipos de cristianismo. Além disso, sociedades que no passado podiam ser comparadas com base nas idéias e instituições nativas, podem agora ser comparadas a partir de uma outra dimensão, aquela dos processos de mudança que acompanharam a sua cristianização. Neste caso, a comparação constitui uma importante ferramenta, possibilitando explorar mais profundamente idéias e instituições indígenas e avançar na nossa compreensão do cristianismo e dos processos de mudança que ele provoca. As comunicações de Joel Robbins, Bambi Schieffelin e Aparecida Vilaça percorrem esse caminho ao examinar concepções do “eu” Amazônicas e Melanésias e o modo como versões delas interagiram com noções protestantes de “eu interior” a partir da conversão de grupos dessas duas regiões a formas do cristianismo evangélico.
“Christianity in perspective: On Selfhood and Protestant Conversion in Amazonia and Melanesia.”
The recent growth of ethnographic works focused on Christianity in various parts of the world has opened up new possibilities for comparison. Societies that once may have seen incomparable can now be compared on the basis the ways they have taken on and modified various kinds of Christianity. Moreover, societies that in the past could be compared on the basis of certain of their indigenous ideas and institutions can now be compared along the further dimension of the processes of change that have accompanied their Christianization. Where this is the case, comparison can be a valuable tool, allowing us both to explore indigenous ideas and institutions more deeply and to further our understanding of Christianity and the processes of change it fosters. In this paper, we support this claim by considering indigenous Amazonian and Melanesian ideas of the “self” and considering the ways versions of them have interacted with Protestant Christian notions of the inner self as groups from each region have converted to Evangelical forms of Christianity.


Pessoa, relações e conversão protestante entre os Urapmin
Joel Robbins

Essa comunicação é parte de um projeto comparativo que examina os modos como as visões do “eu” indígenas e protestantes interagem entre si no processo de conversão. Analiso o modo como as idéias urapmin relativas a um “eu” privado que não se relaciona com outros diretamente , mas somente através de meios concretos, tais como o corpo e a troca de objetos, entram em conflito com a demanda protestante da pessoa como “mente” ou “coração” que se relaciona diretamente com as demais, pela fala. Mostro como os Urapmin tentaram criar essas relações diretas por meio do ritual, sem deixar de registrar como esse projeto é estranho às noções nativas de pessoa.

Selves, Relations, and Protestant Conversion among the Urapmin

This paper is one part of a comparative project examining the ways indigenous and Protestant views of the self interact with one another during processes of conversion. I examine how indigenous Urapmin ideas of an inner private self that does not relate to others directly, but only through the physical media of the body and the exchange of objects, comes into conflict with Protestant demands for selves as “minds” or “hearts” to relate directly to one another through speech. I show how Urapmin have attempted to create such direct relations through ritual, but not without registering how alien this project is to their prior understandings of selfhood.

9) Subjetivismo e naturalismo: revisitando as cosmologias cristã e ocidental a partir da perspectiva das classes trabalhadoras brasileiras
Luiz Fernando Dias Duarte (PPGAS/MN)

As religiões cristãs constituem, simultaneamente, uma dimensão intríseca da cultura ocidental e um componente tenso da modernização. Essa tensão emerge mais claramente em torno de dois núcleos ideológicos básicos: subjetivismo e naturalismo. O objetivo dessa comunicação é discutir, especialmente a partir de dados de pesquisa etnográfica realizada recentemente em classes urbanas trabalhadoras, e inspirado em questões mais amplas levantadas pela Antropologia do Cristianismo, os modos pelos quais as religiões cristãs contemporâneas encontram-se envolvidas com esses valores.

Subjectivism and naturalism: revisiting Christian and Western cosmology from the perspective of Brazilian urban working classes.

Christian religions are “at the same time” an inextricable dimension of Western culture and a tense component of its modern developments. That tension emerges most clearly around two basic ideological nodes: subjectivism and naturalism. My aim here is to discuss the ways contemporary Christian religions have been involved with those values; mostly in connection with recent ethnography among urban working classes. The questions raised by a broader contemporary anthropology of Christianity will be inspiring this endeavor.


10) Crentes ou católicos, uma reflexão sobre ‘cristianismo’ e ‘cultura’ paumari.
Oiara Bonilla (PPGAS/MN-Faperj)

Atualmente, os Paumari se descrevem como crentes ou católicos. Isso se traduz em dois modos de vida concebidos e apresentados pelos próprios Paumari como opostos. O objetivo aqui é aprofundar a etnografia dos cristianismos paumari (evangélico e católico) e pensar essa oposição nos termos de uma cosmopolítica paumari, considerando os temas da transformação, da história e das estratégias de inserção nas intensas teias de alteridade nas quais estão envolvidos.

Evangelicals or Catholics, some reflections on Paumari ‘Christianity’ and ‘culture’

Today the Paumari describe themselves as Catholics or Evangelicals (crentes, ‘believers’). This translates into two ways of life conceived and experienced by the Paumari themselves as diametrically opposite. My aim here is to develop a detailed ethnography of Paumari Christianities (both Evangelical and Catholic) and to analyze this opposition in terms of Paumari cosmopolitics, exploring the themes of transformation and history and their strategies for negotiating the intense webs of alterity in which they are immersed.


11) Evangélicos, mídia e biopolítica: o caso do pastor Marcos
Patricia Birman (UERJ) and Carly Machado

O pastor Marcos é um personagem controvertido e muito conhecido no país
devido à enorme circulação de vídeos que produz sobre a sua ação missionária
junto a "favelados", "bandidos" e prisoneiros. Seus vídeos exploram de forma
dramática as relações estigmatizantes entre criminalidade e pobreza nas
periferias das grandes cidades e o papel desempenhado por evangélicos e seus
projetos de redenção social e moral de pessoas e de territórios. Pretendemos
analisar como os vídeos evangélicos produzidos pelo pastor entrelaçam seu
projeto de redenção com um certo imaginário evangélico sobre seus "Outros".
Interessa-nos analisar de que modo estes vídeos operam com a sensibilidade e
as emoções dos espectadores e as entrelaçam com as manifestações religiosas
e um certo projeto político-religioso através de uma tecnologia midiática.

Evangelicals, the media and biopolitics: the Pastor Marcos case

Pastor Marcos is a well-known and indeed controversial figure in Brazil due to the enormous output and circulation of videos documenting his missionary work among ‘favela residents,’ ‘bandits’ and prisoners. His films dramatically explore the stigmatizing relations between criminality and poverty on the outskirts of the large cities and the role played by Evangelicals and their projects aimed towards the social and moral redemption of people and territories. Here we examine how the Evangelical videos produced by the pastor intertwine his redemption project with Evangelical imagery of their ‘Others.’ We look to analyze the way in which these videos work on the senses and emotions of their viewers and interweave them with religious events and a specific political-religious project enabled through contemporary media technology.


12) A produção das diferenças nas etnografias salesianas.
Paula Montero (USP)

Trata-se de propor um modelo que ajude a compreender os processos de mediações sociais e simbólicas entre grupos portadores de saberes heterogêneos. Os missionários salesianos, enquanto agentes historicamente situados, proporcionam a possibilidade de um excelente estudo de caso, para que se possa examinar como os esforços de tradução da alteridade em diferença a que eles se dedicam em suas práticas constituem modos determinados de invenção cultural.

The production of differences in Salesian ethnographies

Here I propose a model to help comprehend processes of social and symbolic mediation between groups with highly diverse sets of knowledge. As historically situated agents, the Salesian missionaries provide an excellent opportunity for a case study into how their efforts to translate alterity into difference comprise specific modes of cultural invention.


13) A imagem sagrada na era da reprodutibilidade técnica: sobre santinhos
Renata Menezes (PPGAS-MN)

Os santinhos (holy cards, prayer cards) são retângulos de papel cujas faces comportam, de um lado, uma imagem de santo (ou santa, ou santos), e do outro, textos em que se combinam preces e prescrições para utilizá-las corretamente, detalhes da vida do santo, propaganda da gráfica que imprime o material , etc. Em minha apresentação procurarei trazer algumas reflexões sobre as formas de interação (religiosa ou não) que podem se dar em torno desse compósito texto-imagem, tais como percebidas ao acompanhar sua circulação em trabalho de campo, e uma discussão da simbologia que a eles pode estar associada, a partir de uma interpretação de textos e imagens.

The sacred image in the era of technical reproducibility: on santinhos

Santinhos (holy cards, or prayer cards) are small rectangular pieces of paper with a picture of a saint (or several saints) on one side and text on the other: the latter combines prayers and instructions for correct use of the card, details of the saint’s life, advertising for the printing house that made the card, and so on. In this paper I intend to explore various forms of interaction (religious and otherwise) involving this text-image composite, including those observed during my field research, and a discussion of the symbology frequently associated with the cards, based on an interpretation of both the texts and the images.


14) Salvacionismo evangélico em comparação
Ronaldo de Almeida (Unicamp/Cebrap)

O crescimento evangélico, sobretudo dos pentecostais, é um dos fenômenos religiosos contemporâneos mais significativos por sua capacidade de inserção local e de disseminação global. No caso brasileiro, destaca-se a crescente presença em áreas indígenas em território nacional, via ação missionária, e nas periferias dos grandes centros urbanos brasileiros. Com o intuito de refletir sobre o salvacionismo universalista evangélico contemporâneo, esta comunicação pretende fazer um exercício comparativo entre os dois fenômenos com ênfase na experiência religiosa e nas inflexões causadas pela socialidade religiosa tanto no meio indígena quanto urbano.

Comparing Evangelical Salvationism

The growth in Evangelical denominations, especially Pentecostal churches, is one of the most significant contemporary religious phenomena due to their double capacity for local insertion and global dissemination. In the case of Brazil, we can highlight their growing presence in indigenous areas as a result of missionary work, and on the peripheries of the large urban centres. In exploring contemporary universalist Evangelical Salvationism, this paper offers a comparison of the two phenomena, emphasizing religious experience and the inflections caused by religious sociality in both indigenous and urban settings.


15) Conversão como “desfazimento”: perspectivas ameríndias e missionárias sobre as expedições de contato no nordeste amazônico.
Vanessa Grotti – (University of Oxford - UK)

No final dos anos 1960, um pequeno grupo de missionários protestantes norteamericanos baseados em aldeias Trio e Wayana do sul do Suriname, organizaram uma série de expedições para contactar um grupo de esquivos caçadores-coletores que haviam sido localizados nas proximidades da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. Conduzidas por missionários que contavam basicamente com o suporte dos Trio recentemente sedentarizados, estas não foram as primeiras expedições desse tipo, mas a continuação de um método desenvolvido no sul da Guiana nos anos 1950 entre outro grupo indígena, os Waiwai, por membros da Unevangelized Fields Mission (UFM). Baseada em pesquisa de arquivo e em dados etnográficos, procuro contrastar os relatos e as perspectivas dos participantes nativos e missionários das expedições, e analisar os modos pelos quais o povos contactados eram percebidos, engajados e gradualmente incorporados em uma existência sedentária sob forte supervisão de seus “mestres” Trio. Ao focalizar as implicações dos processos de contato, sedentarização e conversão ao cristianismo, argumento que a relação de assimetria que emergiu entre os Trio e os caçadores-coletores é assimétrica, envolvendo o controle por meio do idioma da proteção. No caso das populações do centro guianense, como os Trio e os Waiwai, o discurso da nutrição e do cuidado pelo Outro é ressonante tanto com o ponto de vista ameríndio quanto missionário, mas revela diferenças entre as representações que cada um dos grupos faz dos processos de transformação que subjazem às relações sociais. Esta comunicação vai analisar essas perspectivas convergentes e contrastantes dentro de um contexto etnográfico amplo e em diálogo com a antropologia do cristianismo.

Conversion as undoing: Amerindian and missionary perspectives on contact expeditions in northeastern Amazonia.

In the late 1960s a handful of North-American Protestant missionaries based in Trio and Wayana villages of southern Suriname organised a series of expeditions to contact a group of elusive hunter-gatherers which had been located close to the border with Brazil and French Guiana. Led by missionaries who mainly relied on the support provided by the recently sedentarised Trio, these were not the first expeditions of their kind but rather a continuation of a method developed in southern Guyana in the 1950s among another central Guianese group known as the Waiwai by members of the Unevangelized Fields Mission (UFM). Based on archival research and ethnographic data this paper contrasts the accounts and perspectives of the missionaries and the Amerindian expedition party members, and analyses the ways in which the contacted peoples were perceived, engaged with and gradually incorporated into a sedentary existence under the close supervision of their Trio ‘masters’. By focusing on the implications of processes of contact, sedentarisation and conversion to Christianity, I will argue that the relationship which emerged between the Trio and the hunter-gatherers is one of asymmetry which involves control through the idiom of protection. In the case of central Guianese populations such as the Trio and the Waiwai, the discourse of nurture and care for the Other is resonant from both an Amerindian and a missionary point of view, but reveals differences between their representations of the transformative processes underlying social relations. This paper will analyse these converging and contrasting perspectives within the wider ethnographic context, and the anthropology of Christianity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário